O futebol, ao contrário dos números, não é uma ciência exata. Razão pela qual, a tendência é grandiosa, quando o assunto é a quebra de expectativa.
O Campeonato Brasileiro, atualmente na 8a. rodada, é a maior prova disso.
No início da temporada, muito foi dito sobre o favoritismo de algumas equipes, casos do Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Grêmio e do Palmeiras à conquista de títulos.
Nos Estaduais, Corinthians, Cruzeiro e Grêmio ergueram a taça.
Mas, por se tratar de campeonatos superados, devido à falta de compromisso da cartolagem que não abandona de jeito algum o controle das Federações, não há como levar muito a sério.
No Brasileiro, por sua vez, a situação é bem diferente.
Na liderança está o São Paulo, que há 3 anos não sabia o que era ocupar a primeira posição na tabela e é o único invicto na atual edição.
E não é só isso!
O Tricolor paulista divide a condição de melhor ataque, ao lado do Flamengo e do Vitória - na 15a. posição -, com 13 gols.
E olha que o São Paulo correu sérios riscos de ser rebaixado ano passado.
Por falar em rebaixamento, o Internacional está no badalado G4, que garante vaga à Libertadores, enquanto o arquirrival Grêmio está entre os que vão à Sul-Americana.
Ah, lembra da "crise do futebol carioca"?
Pois bem: o Flamengo é o vice-líder e o Fluminense o terceiro.
Já o Vasco, disputou a Libertadores e participará da Sul-Americana.
De volta ao assunto gols marcados, o artilheiro do Brasileiro é Roger Guedes, do Atlético-MG, com 5 gols e o líder em assistências é o bom Gustavo Blanco, também do Galo, com quatro.
No aspecto melhor defesa, Cruzeiro e Grêmio sofreram apenas 3 gols.
É evidente que estes números não são definitivos, afinal, faltam 30 rodadas ainda.
Mas, que eles causam surpresa, não há como negar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário