sábado, 2 de junho de 2018

1954: O vexame brasileiro na Suíça


1954 - País sede: Suíça
Campeã: Alemanha Ocidental
Placar da Final: Alemanha Ocidental 3x2 Hungria

O elenco campeão: Turek; Posipal e Kohlmeyer; Eckel, Liebrich e Mai; Rahn, Morlock, OttmarWalter, Fritz Walter e Schafer. Técnico: Sepp Herberger

A Copa do Mundo na Suíça não foi, a exemplo do que aconteceu em 50, uma das que nos deixou grandes recordações. Pelo contrário. Foi, definitivamente, uma das que fazemos questão de esquecer, devido à uma desnecessária confusão entre brasileiros e húngaros.

A campanha em si, não foi lá grande coisa: goleamos o México por 5 a 0, empatamos com a Iugoslávia em 1 a 1 e perdemos de 4 a 2 para a Hungria, que viria a ser a vice-campeã do mundo ao perder para os alemães do Ocidente.

Muitos consideraram a conquista germânica uma injustiça, pois a Hungria era a grande sensação e contava com craques como Ferenc Puskas, diferentemente do "catadão" alemão.

Foi justamente no jogo contra a sensação da Copa que tivemos uma das piores lembranças.

Além de perdermos por 4 a 2, tivemos dois jogadores expulsos, devido a uma briga com direito a socos e pontapés. Fato este que fez lembrar de um legítimo festival de luta livre.

Dentre os premiados com o cartão vermelho estavam a "Enciclopédia do Futebol" Nílton Santos, um dos maiores ídolos do Botafogo em todos os tempos.

Por essas e outras, nossa seleção se despediu da Copa na Suíça, nas Quartas-de-final, de modo melancólico e nada esportista.

Um comentário: