quinta-feira, 14 de junho de 2018
2002: A Copa do cala boca
Publicada por
Persio Presotto
2002 - País sede: Coréia do Sul e Japão
Campeão: Brasil
Placar da Final: Brasil 2x0 Alemanha
O elenco campeão: Marcos; Lúcio, Anderson Polga e Roque Jr.; Cafu, Gilberto Silva, Ronaldinho Gaúcho, Juninho Paulista e Roberto Carlos; Ronaldo e Rivaldo. Técnico: Luís Felipe Scolari.
Foi a chamada Copa da superação. Num momento em que ninguém acreditava, a Seleção Brasileira e Ronaldo deram a volta por cima e trouxeram, para o Brasil, o pentacampeonato, que havíamos perdido na França.
O saldo obtido pela "Família Scolari" foi altamente positivo para a nossa surpresa: vencemos os 7 jogos, tivemos o melhor ataque (18 gols), o artilheiro e o vice-artilheiro da Copa: Ronaldo (8) e Rivaldo (5).
Porém, para muitos dos favoritos, a Copa foi um fracasso. Principalmente para os franceses, que eram os atuais campeões. Sem poder contar com Zidane nos dois primeiros jogos, em virtude de uma contusão, a França parecia outra: perdeu dois jogos, empatou um e não fez um gol sequer.
Outros que chegaram em alta e despencaram rapidamente foram os italianos, os espanhóis, os portugueses e os argentinos.
Em compensação, Turquia e Coréia do Sul chegaram a um patamar antes nunca alcançado, entre as quatro melhores seleções do mundo; e Senegal, que disputava sua primeira Copa, realizou a proeza de vencer os franceses na estréia e ficar entre os oito primeiros colocados exibindo um futebol moleque, porém responsável.
Embora tenha sido uma Copa realizada na Coréia do Sul e no Japão esta, certamente, foi uma "Copa das Arábias".
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Durante o Mundial foi uma seleção inquestionável... Jogando com serenidade e objetividade.... O fator "psicológico" ajudou muito..pq futebol tínhamos de sobra...
ResponderExcluir