Comandar um time de futebol não é uma missão das mais fáceis.
O treinador, responsável pelos resultados e bom rendimento de seus jogadores, deve, antes de qualquer coisa, ser um bom gestor.
Essa gestão não é só a de por os atletas para treinar fundamentos, cuidar da parte física, a fim de evitar lesões graves, e definir quem entrará como titular, os reservas e os que não serão relacionados.
Ele tem, também, de atuar como psicólogo, com malandragem e rigidez para impor seu estilo e colher os frutos necessários, para ter o elenco nas mãos e obter o sucesso através dos títulos faturados ao longo da temporada.
Deve ser a referência maior como bom administrador, que sabe cobrar, mas se colocando à disposição para que o melhor resultado seja alcançado, com homogeneidade, de modo que haja conjunto e aquele que está inserido no grupo é peça fundamental, e não apenas mais um no meio de tantos.
É aquele sujeito com habilidade no trato com a imprensa, que sabe dizer o que é necessário, sem expor seus comandados e fraquezas e, quando preciso, usa de ironias, sarcasmo e bom humor, capaz de render manchetes e debates por uma ou outra declaração mais polêmica.
Ser técnico exige muito estudo: de tática, técnica, comportamento.
Não à toa é aclamado como Professor, Mestre!
Um detalhe, por mais minucioso que seja, pode decidir um título.
Porém, ainda que ele, treinador, seja um especialista em vários assuntos, é, além de tudo, um ser humano a ser respeitado e considerado.
Redijo este texto voltado às coisas do futebol, mas vale para outras modalidades.
Se no futebol temos gênios como Pro Guardiola, Jürgen Klopp, há os que estão em curso de alcançar a genialidade, casos de Fábio Carille e Renato Gaúcho.
No vôlei, José Roberto Guimarães e Bernardinho, além do saudoso Bebeto de Freitas.
No tênis, o incomparável André Agassi...
Enfim... exemplos de técnicos que revolucionaram o esporte não faltam.
Telê Santana, Rinus Michels, Johan Cruyff são alguns dos imortais, que não desmentem o que foi dito nestas singelas e únicas linhas.

Realmente para ser um técnico de excelência tem q ir muito além do treinamento dentre as quatro linhas...
ResponderExcluir